Na hora de fazer um projeto para bancadas ou pias, é muito comum pensar em materiais rochosos.
Dessa forma, o mármore e o granito são opções muito comuns, além de elegantes e também ajudar a manter a temperatura agradável do ambiente. Muito mais do que pela beleza, as pedras se destacam pela durabilidade e exclusividade, já que nenhuma é igual a outra.
Além disso, ambas são de fácil limpeza e podem ser higienizadas utilizando um pano úmido com água e detergente neutro.
Portanto, grande parte das pessoas que emprega essas pedras no seu projeto pode se confundir em relação a ambas por, algumas vezes, serem parecidas em coloração e se categorizarem como pedras naturais.
Para facilitar o entendimento e te dar uma pequena ajuda, a Cobral explica mais sobre essas pedras.
O que é mármore?
Sofisticação é a qualidade que melhor define o material.
O mármore é uma rocha metamórfica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou ainda predominantemente pretas.
Geralmente, o material é utilizado em casas, consultórios, em bancadas, revestimento de paredes, pisos e peças de decoração.
O que é granito?
O granito é composto por três minerais: mica, quartzo e feldspato.
São disponíveis em diferentes tonalidades, mas sendo mais comum em tons de branco, preto e cinza.
Além disso, tem grande resistência às variações de temperatura, o que o torna um material ideal para bancadas e pisos de ambientes internos ou externos.
Mais durável e resistente que o mármore, o granito também é uma pedra porosa, mas com menos predisposição a manchas.
Diferenças entre mármore e granito
Para te ajudar a fazer a melhor escolha de revestimento, vamos te explicar alguns pontos importantes sobre essas pedras tão populares na arquitetura.
Características físicas
O mármore é um tipo de rocha metamórfica, ou seja, um tipo de pedra formada a partir de uma rocha pré-existente formada de calcário e dolomita.
Já o granito, é um tipo de rocha ígnea formada por três minerais: mica, quartzo e feldspato. Ele tem um processo de formação contrária ao mármore. Isso porque ele é o resultado do resfriamento do magma.
Essa diferença na formação do mármore e do granito é que confere características tão distintas de ambas as pedras. Além disso, a principal diferença delas está na resistência. Outro ponto importante para diferenciar ambos, é que o mármore se caracteriza por ser mais liso e ter muitos veios, já o granito, tem pequenas manchas.
Resistência e durabilidade
A principal diferença entre o mármore e o granito é o grau de resistência entre eles. Enquanto o mármore tem menor resistência, evitando o aparecimento de riscos e manchas, o granito é mais resistente e apresenta um índice de porosidade bem maior, absorvendo mais água e riscando com muito mais facilidade.
Para fazer o teste, com a ponta de uma chave, tente fazer um risco na superfície da pedra. Se riscar é mármore, caso contrário é granito.
Aplicações
Ambos podem ser usados ara inúmeras aplicações em espaços residenciais e comerciais. Portanto, não podemos esquecer que o mármore é uma pedra com menor resistência e durabilidade, além de ser porosa e escorregadia.
Por isso, recomenda-se o uso de pisos de mármore em espaços de pouco tráfego de pessoas e preferencialmente que não sejam molhados, como é o caso de cozinhas e banheiros.
Sendo assim, ele pode ser uma ótima opção de piso para salas, quartos, corredores e escadas.
O granito também tem a característica de ser escorregadio, apesar de ser mais resistente. Por conta disso, o uso da pedra também é recomendado para áreas secas e internas.
Evite usar ambas as pedras em áreas externas, como beiras de piscina e áreas de churrasco, por exemplo.
Manutenção
Pedras naturais como mármore e granito devem ter certos cuidados para que sua estética e durabilidade sejam preservadas.
Pensou em mármore ou granitos conheça todas as opções da PedraZ. Converse com nossos representantes.
1 Comment